Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco

EMERJ abre inscrições para novas turmas do curso “Processo Judicial Eletrônico - Funcionamento do PJ-e em Varas Cíveis, de Família e Criminal”

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a Escola de Administração Judiciária (ESAJ) e a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), abriu as inscrições para novas turmas do curso de formação continuada “Processo Judicial Eletrônico - Funcionamento do PJ-e em Varas Cíveis (Lato Sensu), de Família e Criminal”.

A formação é destinada a magistrados do TJRJ e será realizada nas dependências da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira e da ESAJ. A participação é ordenada de acordo com os Núcleos Regionais (NURs) e as novas turmas são exclusivas para magistrados do 1º NUR. Com 50 vagas disponíveis, o curso terá ao todo 20 horas-aulas, com encontros presenciais sempre às segundas e sextas-feiras, das 8h30 às 18h.

A primeira turma da formação em PJ-e foi considerada um grande sucesso entre os participantes, alcançando mais de 98% de índice de satisfação geral. 

Confira as datas das aulas e o período de inscrições de cada turma

Turma 1 – Inscrições: até 03 de outubro / Aulas: 06 e 09 de outubro;

Turma 2 – Inscrições: até 21 de novembro / Aulas: 24 e 27 de novembro;

Turma 3 – Inscrições: até 28 de novembro / Aulas: 01 e 04 de dezembro.

Coordenação

A coordenação do curso será da desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, formadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), do desembargador Sergio Seabra Varella, diretor da ESAJ, e da juíza Márcia Alves Succi.

Objetivo

Ao final da formação os magistrados conhecerão o sistema PJ-e e estarão aptos a identificar os recursos oferecidos e a destinação de cada funcionalidade contemplada e extrair os relatórios gerenciais. Assim como, estarão capacitados para trabalharem no sistema, conhecendo a funcionalidade dos recursos e o modo de manejá-los, bem como as diferentes especificidades adotadas para cada uma das competências contempladas no curso, quais sejam: cível, crime e família.

Ementa do curso

Os temas que compõe a ementa do curso são: “Noções gerais do sistema PJ-e”; “Os recursos do sistema PJ-e em apoio as atividades de gestão judicial”; e “Funcionamento do PJ-e em varas cíveis, família e criminal”.

Docentes 

Além dos coordenadores do curso, os desembargadores Maria Isabel Paes Gonçalves e Sergio Seabra Varella e a juíza Márcia Alves Succi, integram o corpo docente os juízes: Alberto Republicano de Macedo Junior, juiz auxiliar da presidência e formador pela ENFAM; Ana Helena Mota Lima Vale; Ana Paula Pontes Cardoso; Criscia Curty de Freitas Lopes; Daniel Werneck Cotta; João Felipe Nunes Ferreira Mourão; e Rodrigo Moreira Alves.

Instrutores da ESAJ

O curso contará também com os instrutores: Aline Cristina Souza da Silva Quintanilha; Ana Paula da Gama de Carvalho; Bruno Carlos de Moraes Santos; Cristiano Miller Franca; Elizabeth Pena Borges Macedo; Ivomar Jorge Soares Froede; Marcio Mendes; Marina Aguiar Valladão Carreira; Michelle Henriques da Silva Carvalho; Nívia Cristina Diniz Ferreira de Freitas; Raquel Beiriz Catizano; e Renato Cidade Baptista.

Certificado

Os participantes só obterão o certificado caso atinjam 75% de frequência nos encontros presenciais e 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ do 1º NUR: https://site.emerj.jus.br/cursos/5

 

12 de setembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)