O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello, participou nesta terça-feira (23) da reunião de abertura de auditoria interna da instituição.
“Esse processo é a vontade de dar o nosso melhor e a certeza de que somos todos servidores públicos e que temos que servir ao público com eficiência, presteza e qualidade, não só com quantidade. A EMERJ hoje tem uma marca que fala por si só, que atrai. Quando lançamos um curso, um fórum permanente, lota. Isso é fruto do valor que foi agregado à marca”, afirmou o diretor-geral.
Durante a reunião, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello descreveu toda a estrutura administrativa da Escola, bem como os departamentos responsáveis por cada área de atuação da EMERJ, principalmente pela formação dos alunos para a magistratura fluminense: “Vejo a EMERJ com dois grandes focos centrais. O primeiro são os cursos preparatórios para o aluno que aqui chega. Ele tem que ser preparado ética e tecnicamente para ser um bom juiz e devolver à sociedade o que ele recebeu aqui. Não é apenas lecionar as matérias, é preparar um bom servidor público, um bom magistrado. Essa é a linha do Departamento de Ensino. A outra frente, que é uma das grandes razões constitucionais da EMERJ existir, é o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados”.
O diretor-geral também destacou os meios desenvolvidos pela EMERJ para retornar para a sociedade o investimento realizado na Escola: “A EMERJ cresceu tanto que começou a ter uma interlocução formidável com a sociedade, que são os fóruns permanentes, ideia do desembargador Manoel Carpena Amorim. Hoje, temos 44 fóruns permanentes com disciplinas do currículo dos alunos e outras que dialogam com a sociedade. Esses fóruns permanentes devolvem à sociedade o que os tributos, custas e taxas judiciais nos trazem, por que todos esses encontros são absolutamente gratuitos e temos participantes de todos os estados, além de outros países”.
Auditoria interna
A auditoria interna será realizada com apenas três meses da gestão do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello, visando a primazia no processo de preparo da EMERJ para a auditoria de certificação da norma NBR ISO 9001.
Em todo o Brasil, a EMERJ é a única escola da magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004.
A auditoria interna buscará avaliar todos os processos realizados na Escola, identificado possíveis não conformidades e desenvolvendo soluções relevantes para garantia do alinhamento com as metas, missão, valores e visão da EMERJ, promovendo a integridade, eficácia e adequação dos controles internos, simplificando tarefas e eliminando equívocos, aprimorando assim a governança.
ISO 9001
A certificação atesta a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.
Política da qualidade da EMERJ
Buscar garantir a qualidade dos seus serviços educacionais pela efetividade e controle dos processos acadêmicos e administrativos por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade para satisfação das partes interessadas, melhor atendimento aos usuários dos serviços e cumprimento dos requisitos aplicáveis.
Missão da EMERJ
Formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade.
Visão de futuro da EMERJ
Ser reconhecida como escola de magistratura pela sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, com atuação transformadora na sociedade.
Valores da EMERJ
Abertura à sociedade; acesso à justiça; aprendizagem para transformação; celeridade; cultura colaborativa; efetividade; ética; imparcialidade; inovação; integridade; modernidade; probidade; responsabilidade social e ambiental; e transparência.
Demais participantes da reunião
A representante da administração superior e assessora de Gestão Estratégica da Escola, Paula Fernanda Mello Lage de Souza; a secretária–geral, Gabriela da Silva Rafael Carneiro; o chefe de gabinete, Francisco Budal; a diretora do Departamento de Pós-Graduação, Ana Cristina Willemann; a diretora do Departamento de Comunicação Institucional, Denise Doria Werneck; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Fernanda Santos; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Patsy Schlesinger; o diretor do Departamento de Administração, Marcos Cesar Martins Medeiros; a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar, Elina Bussade dos Santos; e a diretora do Departamento de Ensino, Bianca Oliveira de Farias.
Fotos: Jenifer Santos
23 de maio de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)