Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco

Curso “Comunicação e judiciário: o dilema da (des)informação na contemporaneidade” está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso “Comunicação e judiciário: o dilema da (des)informação na contemporaneidade” do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA).

Serão 20 horas-aula de 06 de março a 06 de abril, com encontros síncronos nos dias 17 de março e 24 de abril, ambos das 10h às 11h30. O curso oferece um total de 40 vagas.

A formação, que ocorrerá via Moodle e plataforma Zoom, é destinada aos magistrados do Tribunal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Coordenação

O jornalista Gabriel Henrique Collaço, assessor pedagógico e coordenador de ensino a distância da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) será o coordenador, tutor e docente da formação.

Gabriel Henrique Collaço é especialista em Jornalismo Cultural pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP), em Metodologia para Educação a Distância, em Docência do Ensino Superior e em Marketing Digital e Comércio Eletrônico pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Justificativa

A intenção é de tornar os assuntos relacionados à desinformação e à Comunicação no Judiciário, nas questões interpessoais e interinstitucionais, temas de referência na educação e na prática judicante.

Objetivo

Ao final do curso, os(as) magistrados(as) estarão preparados(as) a dominar habilidades contemporâneas de avaliação e de entendimento dos desafios da comunicação no e do Poder Judiciário e as questões da desinformação na sociedade contemporânea com combate a notícias falsas. Importante se faz o cumprimento da liberdade de expressão, para, no exercício da função jurisdicional, superar os dilemas advindos da (des)informação

Ementa

Dilemas de comunicação no Poder Judiciário; o “quarto poder” e o “quinto poder”; o Estado democrático de direito; liberdade de comunicação, de pensamento, de opinião e de sua expressão nas mídias; instâncias de legitimação; casos de comunicação no Poder Judiciário serão os temas tratados na formação.

Informações

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) através dos telefones: (21) 3133-1808 | (21) 3133-3872 ou pelo e-mail emerj.diford@tjrj.jus.br.

Inscrição

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/cursosmagistrados/abertos

 

02 de março de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)